quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Empreendedorismo

Programa das minhas aulas para o semestre

Uma das idéias desse Blog é repassar resumo das minhas aulas para alunos, ex alunos que quiserem rever ou saber das novidades e amigos interessados em empreendedorismo e negócios !

Por conta da palestra (desculpe!) segue atrasado o resumo do que falei na primeira aula.

Detalhe importante! Adorei minha nova turma, mesmo com algumas faltas nos primeiros dias do semestre, o segundo de 2010!

Então vamos lá:

1 - Primeiras aulas sobre como abrir e montar uma empresa, agora dando ênfase ao plano de negócios baseado no "Business Model Canvas" do Alex Ostrowalder What Is ABusinessModel
Obs: Podem ver também um exemplo de uso desse modelo de apresentar négocios na minha apresentação falando sobre o Mercado Imobiliário para facilities para um evento da INFRA no post anterior.
2 - Empresa montada, vamos para APRESENTAÇÃO - tanto pessoal (seja pessoa física como pessoa jurídica) como apresentação do seu negócio ou da sua "operaçāo" - como vc apresenta o seu trabalho, projeto, processo etc ( aqui trabalhos que valerão nota como cartões pessoais, CVitae e Portfolio já poderāo começar a ser elaborados e/ ou apresentados)
3 - Com a Empresa e "armas" para se apresentar vamos ver como PROSPECTAR CLIENTES, redes de relacionamentos, estratégia para se chegar em quem for necessário etc.
4 - Cliente na frente, vem a aula que eu mais gosto - COMO NEGOCIAR ( e as minhas queridas 6 "leis" de negociação )
5 - Antes de "fechar" a negociação, veremos PROPOSTAS E CONTRATOS, diferenças entre os 2, dicas para CALCULAR PREÇO, valores a serem calculados, etc
6 - "Fechado o Negócio" , em como GERENCIAR - 3 tipos de gerência: 1 a própria, 2 a do projeto (ou processo para alunos de Direito) e 3 a gerência da execução.
7 - ATENDIMENTO !!!! Super diferencial em se falando de Serviços para nós brasileiros!
8 - Finalmente a genta fecha o semestre com relacionamentos entre patrão e empregado - seja você um ou outro! Melhor: vamos olhar pelos dois lados da moeda!

Claro que tem MUITO mais coisa, e acima é só para tentar seguir o que o Tony Hsieh faz quando contrata na Zappos
Que é: Gostou? Então venha sempre assistir minhas aulas ! Não gostou? Desiste agora em vez de perder tempo!
Quem quiser saber mais sobre o Tony Hsieh e Zappos, da uma olhada no
Blog do Miguel ou no do Edmour

Sent from my iPad

Um comentário: