sábado, 2 de março de 2013

Qual é o seu Mercado?


Antes de mais nada, você precisa definir: o que você faz? O que você quer vender?
Um serviço ou um produto?


Já sabemos que, com a internet, faça você o que for, temos um atual número...mínimo... de possíveis clientes passando rápido e assustadoramente de dois bilhões! Mínimo porque ainda tem muita gente sem ter ou saber usar a web, não é verdade?

Quem não acredita ou ainda não percebeu, pode dar uma lida no post “Um mercado debilhões de pessoas!”



Para facilitar, vou tomar como exemplo o que faço: projetos de arquitetura ou designer de objetos e interiores.
Conseguiu diminuir o leque de opções?
Se você achou que sim, errou! Todo mundo tem casa, local de trabalho, local para se divertir... se assustou ao parar para pensar nas infinitas opções de escolha que temos?
Pode até se surpreender, só não pode é ignorar, muito menos não parar para pensar que com essa quantidade fantástica, no mínimo podemos dar uma selecionada básica para tentar optar pelo que mais gostamos de fazer, pela que mais nos seduz e importante: na que melhores oportunidades e informações poderão nos trazer!!


Para minha turma de alunos design, costumo fazer um exercício no início do semestre que ajuda muito.



Comece fazendo uma lista, iniciando por exemplo com tipos de projetos:

1. residencial
2. varejo
3. corporativo...

Continue sub-dividindo:

1.residencial:
1.1 - área social
·      1.1.1 - hall de entrada
·      1.1.2 - sala de estar
·      1.1.3 - sala de jantar
·       ...
1.2 - área serviços 
·      1.2.1 – copa
·      1.2.2 – cozinha
·      1.2.3 – despensa
·      ...
1.3 - área íntima
·      1.3.1 – quarto
·      1.3.2 – closet
·      1.3.3 - banheiro
·      ...

2.varejo
2.1 – vestuário
·      2.1.1 – criança
·      2.1.2 – masculino
·      ...

2.2 – restaurantes
·      2.2.1 – italiano
·      2.2.2 – vegetariano
·      ...

E por aí vai!

No que você for pensando e escrevendo, cada vez aparecerão mais opções! Elas são quase que infinitas - mas o parar e pensar em quais existem, quais entre as listadas que você mais gosta e quais a que você terá ou não informações sobre o mercado mais facilmente é que é o exercício! 
O passo seguinte é filtrar e focar!


PS - Para quem trabalha com outra coisa, é só usar a lista rascunhada acima como metáfora e trocar para a sua atividade!

Observação para alunos que estiverem com preguiça:
Tentar, falhar mas adquirir experiência é sempre muito bom!
Já nem tentar...

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