quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Como elaborar seu Portfolio




1- Apresentação:
Poucas, pouquíssimas palavras! (aqui por exemplo, o "pouquíssimas" já esta demais...!)
Quem gosta de ler, gosta de livros, sejam lá de que tipo for - portfolio ou Curriculum Vitae devem e vão ser lidos, mas geralmente junto de vários (dos concorrentes!!) e por uma digamos obrigação profissional de quem quer comprar algum produto ou contratar algum serviço!
Torne esse trabalho agradável e no mínimo rápido...!

2- Metodologia de trabalho:
Serviço ou Produto, só compra quem não sabe, não tem tempo de fazer ou não tem. Geralmente essa ignorância em relação ao objeto de desejo ou em como executá-lo leva junto uma falta de conhecimento do quão trabalhoso e CUSTOSO pode ser a execução do mesmo.
Cabe aqui uma explicação rápida (lembram do item 1?) - que pode vir em forma gráfica (os já famosos "infográficos" tornam hoje em dia uma "aula" agradável sobre metodologias de trabalho e outros diversos assuntos !)
Em tempo! Fica muito mais fácil COBRAR quando quem esta comprando sabe sobre o que esta pagando!!!!
Em SERVIÇOS, um fluxograma geralmente faz sucesso!

3- Apresentando trabalhos executados:
É sempre bom "provar" o que realmente fez com fotos, desenhos e dados que não só comprovem o que você já fez como também mostrem a qualidade, a capacidade e o seu estilo.
Lembrando que dependendo do que você faz, não pode expor o cliente! (Exp: um designer de interiores pode apresentar a foto da residência do seu cliente mas jamais junto a foto detalhes como nome, enderêço etc)

4- Lista dos trabalhos executados:
Quanto mais você executar produtos ou serviços, melhor será mostrar toda sua experiência só que depois que a lista fica grande é até sensato só apresentar os dados necessários (aqui sim, depois de obviamente o consentimento do cliente podemos mostrar nomes!)

5- Por último mas não menos importante - Referências
Nomes com email
s e/ou telefones para que o interessado possa conferir tudo o que foi apresentado nos itens anteriores.
Quando você vai contratar alguém não pede?

Exemplo muito bom de site do tipo Portfolio do meu ex aluno e agora um Designer de Interiores com prêmios e trabalhos executados é o do Andre Martins - vale a pena conferir!

Outra dica é o blog do meu guru em apresentações, o Roberto Tostes - lá você pode aprender a fazer o seu blog, um livro, portfolio...melhor impossível!


Nenhum comentário:

Postar um comentário