sábado, 18 de dezembro de 2010

Palestra sobre Empreendedorismo para Mulheres das Comunidades do Rio


Dei uma palestra semana retrasada mas para uma platéia radicalmente diferente da que estou acostumada.
Fui chamada pela SEDES - Secretaria Especial de Desenvolvimento Solidário do Município do Rio de Janeiro para finalizar com a palestra um projeto chamado "Mulheres Construindo um Novo Rio" - O pedido era uma aula sobre empreendedorismo para mais de 350 mulheres de comunidades daqui do Rio que aprenderam algumas profissões para o super carente de qualificação mercado de trabalho da nossa construção civil - tipo pintura de paredes; levantar alvenarias; azulejar etc .

Primeira dúvida: como passar meus conhecimentos e experiência numa linguagem que elas entendessem?

Segunda: como ter a atenção delas, que no mínimo tinham acordado às 5 da matina, algumas acompanhadas dos filhos bebês (onde e com quem deixá-los?); várias com uma vida que talvez eu nem consiga imaginar…

Terceiro: Sabia que algumas, semanas antes estavam literalmente no meio da invasão do Alemão!!! Perguntei para a assessora do Secretário que me convidou (via Marília Brito, grande amiga e sócia no Instituto Técnico Inovador) Mariana Magro, se eu podia tocar em assuntos no mínimo "delicados" e a resposta veio com a naturalidade de quem já convive a muito tempo com aquele grupo que esta acostumado a coisas talvez muito piores…"A vontade! É o dia a dia delas…" foi a resposta. Confesso que me arrependi de ter perguntado. A ignorância ou melhor - a falta de noção de certas coisas - as vezes nos ajudam a ficar mais tranqüilos...

Iniciei a palestra com a insegurança dos novatos (apesar de já ter dado várias palestras, para AMCHAM, para ACRJ, na UFRJ e dar aulas em uma universidade no Rio há mais de 12 anos, meu público sempre foi radicalmente diferente e queria MUITO me fazer entender, queria MUITO que elas aproveitassem bem aquela oportunidade de melhorar seus conhecimentos, queria MUITO que elas tivessem um mínimo da EDUCAÇÃO que eu, uma privilegiada nesse país onde esse assunto infelizmente CONTINUA sendo "jogado para debaixo do tapete", tive a sorte de ter!

Depois de uns 5 minutos, depois de perceber a super vontade delas de absorver cada sílaba que eu falava, comecei a me sentir "em casa" !

Os olhares da grande maioria eram de uma "sede de aprendizado" que eu claro, já vi em muitos alunos, claro que os bons e talvez tenha sido essa lembrança que tenha me ajudado a dar a palestra toda e a terminar com uma sintonia e uma satisfação INDESCRITÍVEL!!!

Muita gente me pergunta porque ainda dou aula, ganhando uma miséria e - me juntando aos milhares de colegas professores desse país - tendo reconhecimento autêntico de poucos…! Posso ganhar MUITO MAIS como arquiteta ou com qualquer outra profissão que remunere melhor (e "bota" profissão nisso hein!!! Fácil, fácil!!) mas a satisfação e o prazer que ENSINAR (no dicionário: "…orientar, educar, passar experiência, conhecimento") para mim, como diz uma ótima e famosa propaganda de cartão de crédito, "NÃO TEM PREÇO" !

Particularmente, ver as caras sofridas mas doces, carentes de novos conhecimentos, sedentas por uma melhora na sua qualidade de vida, aproveitando cada palavra, cada slide ou video apresentado foi para mim um dos melhores presentes de 2010!!

Para finalizar e como a época pede, UM SUPER 2011 PARA TODOS, e que nossa nova Presidente perceba que para um país realmente mais justo, mais seguro, mais INOVADOR, mais TUDO, só vai acontecer se melhorarmos nos seguintes itens:
EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO…

Vocês não concordam? Vamos lutar juntos por UMA MELHOR EDUCAÇÃO PARA ESSE NOSSO BRASIL!

Para quem quiser ver o que apresentei para elas (alunos vão reconhecer meu amado e super INOVADOR quadro de "Business Model" do autor e Ph.D Alexander Osterwalder , com "linguagem traduzida"!) :



Nenhum comentário:

Postar um comentário