sexta-feira, 1 de março de 2013

Modelo de Plano de Negócio

Tentando resumir nossa aula de empreendedorismo,  começamos a falar sobre o Business Model Canvas - "BMC" do Alex Osterwalder.

Uma apresentação rápida feita pela professor Leonardo Rocha é o ideal para vocês entenderem rapidamente do que se trata:





Para os que faltaram ou para os que quiserem saber um pouco mais, clicar em:
Modelo de Negócios Inovador ! Business Model Innovation Matters 
Onde vocês verão num post mais antigo uma apresentação muito boa !


Gostou? Quer mais? Tem também outro post:
Ainda sobre Modelo de Negócio com outra apresentação.

Um bom exemplo prático de como usar o "BMC"  (para quem ainda não comprou o livro)  foi feito pelo ótimo blog da Luz Consultoria sobre o modelo de negocio feito pelo jornal Destak
Vale a pena visitar e ver outros blogs do pessoal da Luz Consultoria!


O livro do Alex Osterwalder em português - que eu super recomendo - vocês podem encontrar no link da editora Alta Books ou na Submarino

Vejam a capa do livro em português e abaixo, o original em inglês:







Outros livros ótimos que recomendo (e é só clicar que você poderá achar na Submarino também) são:

A Menina do Vale - escrito por uma brasileira de vinte e poucos anos, a Bel Pesce, que como vocês verão é um orgulho e um exemplo a ser seguido, além de grande empreendedora do Vale do Silício (é...o da Califórnia mesmo!)

Negócios /Pequeno Livro das Grandes Idéias - uma pérola para quem precisa de inspiração e ídolos a serem seguidos! O autor chama-se John Lipczynski e ele conta de uma maneira rápida e gostosa de se ler, a história de grandes empreendedores, intercalando de tanto em tanto, dicas ou resumos relativos à empreendedorismo! Super recomendo!

Em próximos posts, darei outras dicas de livros!
São tantos que receio passar a lista e assustar ou desanimar vocês!!


PS - Falando rapidamente sobre "touch" e a revolução que o iPhone e meu super guru Steve Jobs fez mudando o "Modêlo de Negócios de celulares e smartfones", olhem a nova "mesa touch" que a Microsoft está desenvolvendo!
Será que vem por aí um novo modelo de negócio no mobiliário corporativo?
Atenção Designers e Arquitetos de Interiores!


Quem quiser saber mais é só dar uma olhada no video abaixo!



6 comentários:

  1. Prof. Malu,
    Adorei a mesa touch! O vídeo demonstra perfeitamente a evolução da tecnologia. Quem imaginaria que teríamos um equipamento como esse?
    Nos vemos na semana que vem!
    bjos,
    Rafaela (aluna de Design de Interiores - UCAM Noturno).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Rafaela!
      E a idéia do blog é essa...ter o conteúdo da aula e algumas dicas de inovações e novidades que despertem vocês para as infinitas opções que nosso atual mundo oferece !
      Já clicou em "Futuro" nos marcadores do blog? Se você gostou da mesa, vai "pirar" com os posts sobre as novidades que estão vindo por aí!
      PS - Resolvi postar sobre o exercício pedido...tentando facilitar quem ainda não entendeu a proposta de parar e pensar no seu "Mercado".
      Volta a olhar o blog mais tarde e avisa aos colegas que estiverem com dúvida!
      Beijo e obrigado pelo comentário!
      Malu

      Excluir
  2. Pois é professora, o filme Minority Report, com Tom Cruise, trata dessa evolução tecnológica muito bem também e em um futuro não muito distante, pois o filme se passa em 2054, eu não duvido nada que a tecnologia já estará até bem mais a frente do que demostrado no vídeo, com computadores hologramáticos e um sistema de comunicação muito além do que a gente possa imaginar hoje.
    A vida real superou a arte. Os supercomputadores não se tornaram mais inteligentes do que o homem nem tomaram as rédeas do poder, como era dito nos anos 50 e 60 por autores de ficção científica. Em vez disso, a evolução tecnológica melhorou a vida das pessoas de uma forma inimaginável. A máquina, e as formas de inteligência artificial desenvolvidas para fazê-la funcionar melhor, vem tornando o lar, doce lar, cada vez mais irresistível. Não precisamos ir muito longe. Eu particularmente, prefiro assistir um filme em casa com um sistema legal de home theater ao ir para um cinema. E vc não fica muito para trás, pois pode além de baixar o vídeo pelo computador de um filme que é lançamento, existem vários serviços de tv por assinatura onde vc tbm pode alugar o filme.

    Falando de uma forma geral, a tecnologia não é novidade para ninguém, mas continua nos surpreendendo grandemente a cada aperfeiçoamento que acontece em seu meio, desde simples aplicativos novos para facilitar nossa vida, até o avanço na área da saúde. Devemos acordar, pois a tecnologia e seus avanços são o futuro de todos nós.

    Abs,

    Cassio Ramon Carvalho Oliveira (Adm Noturno - Ucam)

    ResponderExcluir
  3. Uma dica para quem deseja montar um modelo de negócios em canvas utilizando a metodologia "Business Model Canvas " é usar um sistema na web que facilita muito a criação.

    Segue abaixo o link:

    http://clanbmc.sistemaesite.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que doido esse vídeo da mesa touch! Adorei! Saí da sua aula hoje e fui na livraria. Comprei o livro da Bel Pesce!
    Bjo, bom fim de semana Malu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Kika!
      Tenho certeza de que você vai adorar!
      Bom fim de semana para você também!
      Bjs
      Malu

      Excluir